Perfil do solo

Perfil pedológico típico mostrando os diferentes horizontes de um solo.
Ilustração simplificada dos processos dominantes da pedogénese.
Carta mundial dos solos da FAO-UNESCO (versão revista de 1989).
Cada horizonte é caracterizado por processos pedogénicos dominantes: humificação e mineralização nos horizontes O e A (formando o húmus caracterizado por uma cor escura que reflete a sua riqueza em carbono orgânico), acumulação e neoformação no horizonte B (formando o subsolo), alteração no horizonte C (formando a rocha mãe alterada).
Perfil de um podzol.

Perfil do solo, ou perfil pedológico, é a designação dada nas ciências do solo ao resultado de um corte ortogonal (perpendicular) à superfície terrestre feito através de um solo, a partir do qual pode ser determinada a sua estrutura e classificação.[1] A seção obtida com o perfil mostra a sequência característica de horizontes do solo, sendo cada horizonte uma camada reconhecível e distinta (pela cor, matriz e outras características físico-químicas e biológicas específicas) e o resultado de processos pedogenéticos distintos.[2] O perfil do solo permite a determinação do tipo e de outros parâmetros de caracterização e de classificação dos solos.[3] Contudo, as diferentes camadas constituintes do perfil do solo nem sempre estão perfeitamente distintas e bem definidas. A expressão «perfil do solo» também é usada nas ciências agrárias para designar o perfil de cultura, conceito que respeita apenas aos solos agrícolas.

  1. «perfil do solo» Porto Editora – perfil do solo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-03-19 13:57:30]. Disponível em https://www.infopedia.pt/$perfil-do-solo
  2. Denis Baize; Bernard Jabiol (1995). Guide pour la description des sols. [S.l.]: Quae. 77 páginas 
  3. Jean-Paul Legros (2007). Les grands sols du monde. [S.l.]: PPUR presses polytechniques 

From Wikipedia, the free encyclopedia · View on Wikipedia

Developed by Tubidy